sábado, 7 de novembro de 2015

                               Opala SS


Opala 1966

Opala 1968

Opala 1969 ss



O Opala foi o primeiro veículo de passeio da GMB e tornou-se um ícone entre os melhores carros que a indústria automobilística brasileira já fez.
Conhecida pela fabricação de caminhões, a General Motors do Brasil, antiga Companhia Geral de Motores do Brasil S.A., colocava no mercado em 1968, o seu primeiro projeto de um automóvel espaçoso e de desenho ímpar: o lendário Opala.
Na época, a General Motors do Brasil pensava na fabricação de um carro de passeio, desenvolvido nos moldes do que o nosso mercado necessitava. O projeto tinha como parâmetro os carros fabricados pela Opel (divisão GM na Europa), situada na Alemanha.
O modelo escolhido para servir de base ao novo carro brasileiro foi o Rekord C, que tivera suas linhas alteradas. O modelo da Opel foi lançado em 1966 e, desde então, provou ser um dos melhores carros de sua época apresentando uma mecânica confiável, suspensão macia e confortável e linhas que compreendiam um desenho elegante para a época.
A partir de então, a Companhia Geral de Motores do Brasil, posteriormente chamada de General Motors do Brasil, dava início ao projeto 676. O anúncio foi feito no final de 1966 no Clube Atlético Paulistano, com presença de autoridades e imprensa.
Dois anos depois, durante a abertura do VI Salão do Automóvel, realizado entre os dias 23 de novembro a 8 de dezembro de 1968, no Palácio de Exposições do Anhembi, em São Paulo, o Opala finalmente era desvendado para os brasileiros. O carro realmente foi alvo da mídia e de muitos curiosos, “dominando os olhares”, conforme noticiava a imprensa da época. Em sua apresentação, o carro agradou alguns convidados ilustres como o então Presidente Costa e Silva e o Governador do Estado de São Paulo, Abreu Sodré.
O Opala tinha a mesma carroceria do Opel Rekord C com algumas modificações nas partes dianteira e traseira, feitas ao gosto dos brasileiros pelos engenheiros da GM. Inicialmente, a linha 1969 foi oferecida ao público com apenas duas opções de acabamento: a Standard e de Luxo, ambas na opção de quatro portas e variações dos motores de 4 e 6 cilindros. Os modelos eram conhecidos também como Opala 2500 e Opala 3800, respectivamente.
A primeira versão vinha com motor de 153 pol3 (2509 cm³) de 80 cv a 3800 rpm. Já a outra recebia um de seis cilindros em linha, 230 pol3 (3.768 cm) de 125 cv a 4000 rpm. Para o projeto 676, os engenheiros da General Motors desenvolveram um sistema com tração traseira e suspensão independente nas quatro rodas com braços sobrepostos e posterior ao eixo e molas helicoidais. Essa construção, mais tarde seria conhecida como sub-chassi.
Em 1970, a “família” Opala ganhava mais um integrante com a chegada do almejado SS. Além desse, a GM lançou o Opala Gran Luxo, também dotado de um motor de alta performance. Porém, foi o SS foi quem conquistou o coração dos fanáticos por velocidade da época. O motor 250 pol³ de 4,1 litros e 140 cv a 4.000 rpm era capaz de atingir a velocidade máxima de 170 Km/h em apenas 12 segundos, graças à receita do aumento dos pistões para 89,7mm ante os 82,5mm do modelo convencional.
Por fora, o que mais chamava a atenção eram os adereços pretos e rodas esportivas de aro 14 calçando pneus 7,35 S. Além disso, o volante de madeira com três raios com a inscrição SS, conta-giros no painel e relógio elétrico no console, faziam a diferença em conjunto com o câmbio de quatro marchas, rádio, desembaçador do pára-brisa e diferencial com autoblocante (batizado pela montadora de Tração Positiva). O Opala SS ainda contava com freios dianteiros a disco e estabilizador traseiro, além de bancos individuais diferentemente das outras versões. Como opcionais do carro, a GM disponibilizava rádio e ar condicionado.
Em 1974 o carro recebeu uma nova mudança em sua mecânica: o motor quatro cilindros conhecido como 151 capaz de render 90 cv. Nesse ano também, a GM acumulava em seu currículo mais de 300.000 Opalas fabricados.
Já a linha 1975 recebia um novo design na carroceria (dianteira e traseira), com um estilo mais atualizado, capô com vincos acentuados, setas localizadas nas extremidades dos pára-lamas dianteiros, nova grade e lanternas redondas duplas, de estilo semelhante as do Corvette. 

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